Bling – Integração de Pedidos

A integração de pedidos do Bling é uma automação que permite que pedidos gerados no Estoque Parado sejam criados automaticamente no Bling.
Essa integração utiliza a API do Bling, e requer a criação de um registro de integração no painel de integrações do bling, além da criação de um usuário de API com permissões específicas.

Tipos de Integração

A integração de pedidos pode ocorrer de duas formas, conforme descrito abaixo.

A integração de pedidos vai disparar todos os eventos que você possui configurado em seu Bling normalmente (lançamento de estoque, geração de nota fiscal, etc) seguindo as configurações de seu painel. 

Importante: A integração não dispara nenhum desses processos de forma explícita. Todos os eventos que podem ser disparados em seu Bling vão ocorrer seguindo a sua configuração. Essa integração apenas cria um pedido via API, o restante é de responsabilidade do Bling e de suas configurações.

1. Fluxo completo de pedidos

A integração do tipo fluxo completo, vai criar e atualizar pedidos no Bling conforme ele é atualizado no Estoque Parado.

Por exemplo: Um pedido quando criado pode possuir um status de aguardando pagamento (pagamentos via boleto) ou pagamento em análise (pagamentos de cartão de crédito em análise). Nos cenários de pedido pendente, o pedido será criado no Bling com a situação padrão de seus pedidos assim que são criados no Bling.
Assim que o pedido é pago ou cancelado, a integração vai atualizar a situação do pedido no Bling para a situação correspondente. Essas situações são configuráveis e você deve informar ao suporte quais situações você deseja em cada cenário. Além disso, para que essa integração funcione, oo usuário de API deve ter além de permissão de criar pedidos, permissão de alterar situação de pedidos.

2. Fluxo de apenas pedidos pagos

A integração do tipo apenas pedidos pagos somente cria no Bling pedidos gerados no Estoque Parado que já foram pagos. Pedidos em análise ou aguardando pagamento somente serão integrados após o pagamento. Pedidos cancelados nunca serão criados no Bling.

Os pedidos criados nesse modelo de integração receberão a situação padrão de pedidos recém criados em seu Bling e nunca não terão sua situação atualizada. 
Para esse modelo, o usuário de API não necessita ter permissão de atualizar situação de pedidos, somente de criação de pedidos.

1. Pré-requisitos

  1. Consistência no cadastro de produtos: o campo “SKU interno” do produto no cadastro do Estoque Parado deve corresponder ao campo “Código (SKU)” do Bling.
  2. Entrar em contato com o suporte de integrações para solicitar a configuração e liberação da integração.
  3. Ter acesso ao menu de integrações no painel do Bling.
  4. Ter acesso ao menu de criação de usuários do Bling.

2. Criação do registro da integração no Bling

Importante: Se você já configurou alguma integração com o Estoque Parado, não há necessidade de criar uma nova, apenas informe ao suporte que já existe o registro no Bling, e informe o valor do campo “Código da loja API Bling“.

  1. Clique no menu “Preferências”, no canto superior direito da tela.
  2. No menu esquerdo, selecione “Integrações”.
  3. Nas opções que vão aparecer à direita, selecione ” Configurações de integração com lojas virtuais e marketplaces”
  4. Na barra de pesquisa “Pesquise por uma plataforma ou marketplace”, digite API e pressione enter.
  5. Escolha a opção “Bling API”. Tenha certeza de que escolheu a integração correta, passando o mouse em cima da opção Bling api. Um texto escrito “API” aparecerá junto ao mouse. Clique no botão “+”.
  6. No campo “Nome do canal de venda” coloque um nome de sua preferência. Sugerimos o valor “Construtech – Estoque Parado”.
  7. O restante dos campos deixar com o valor padrão.
  8. Clique no botão salvar. Você será redirecionado para todas as suas configurações ativas. Clique no ítem que acabamos de criar.
  9. Agora, o campo “Código da loja API Bling” deve estar preenchido com um valor numérico. Copie esse número e envie ao suporte de integrações do Estoque Parado.

3. Criação do usuário de API no Bling

Importante: Você pode utilizar um usuário de API existente que tenha as permissões exigidas, porém recomendamos a criação de um usuário exclusivo para o Estoque Parado.

  1.  Clique no menu “Preferências”, no canto superior direito da tela.
  2. No menu esquerdo selecione “Sistema”.
  3. No menu que abrirá, selecione “Usuários e usuário de API”.
  4. Na nova tela, no canto superior direito, clique no botão “+ Incluir novo usuário”.
  5. No alto da tela serão ebibidas duas abas, “Usuário Normal” e “Usuário de API”. Selecione “Usuário de API”.
  6. No campo “Nome” utilize um valor de sua preferência. Sugerimos o valor “construtech-api”.
  7. No campo “Email”, coloque um email de sua preferência.
  8. Ao lado do campo “API Key”, clique em “Gerar”.
  9. Mais abaixo na aba de permissões, selecione a aba “Vendas”.
  10. Na seção “Pedidos de Venda”, selecione o checkbox para habilitar. Por padrão o Bling vai habilitar todas as opções que estão abaixo de “Pedidos de Venda”.
  11. Opção “Lançar estoque em pedidos de venda”: Se seu Bling está configurado para lançar estoque ao gerar um pedido, deixe essa opção selecionada, caso contrário, remova a seleção.
  12. Opção “Lançar contas em pedidos de venda”: Se seu Bling está configurado para lançar contas ao gerar um pedido, deixe essa opção selecionada, caso contrário, remova a seleção.
  13. Opção “Gerenciar situações dos Pedidos de Venda”: Se você optar pelo modelo de integração “fluxo completo de pedidos”, deixe essa opção selecionada, caso contrário, remova a seleção.
  14. Opção “Inclusão e Edição”: Deixe essa opção selecionada.
  15. Clique em salvar.
  16. Envie ao suporte de integrações o valor do campo “API Key” gerado no passo 8.
Usuário de Api - Exemplo de Configuração Correta (clique para ampliar)

4. Acionar suporte Estoque Parado

Após realizar toda a configuração, entre em contato com o suporte de integrações informando o  “Código da loja API Bling ” e o “API Key” gerado para o usuário de api.